Denúncia grave em Nova Xavantina, sob esgoto a céu sem fiscalização, aponta vereador
Município não possui agência reguladora para fiscalizar o serviço, diferente de Barra, canarana e Confresa; MP e TCE devem investigar o caso
- Categoria: Geral
- Publicação: 01/11/2025 20:25
- Autor: REDE DA NOTÍCIA
O vereador Franciley Gomes de Melo (PL), conhecido como Francy da FCL, utilizou suas redes sociais para denunciar o despejo de dejetos oriundos da lagoa de decantação do sistema de esgoto em via pública no bairro Toneto. Segundo ele, a situação tem causado forte odor e desconforto aos moradores, que estão revoltados com a falta de solução definitiva para o problema.
De acordo com o parlamentar, denúncias anteriores já foram feitas, mas até o momento nenhuma providência efetiva foi tomada pela empresa Serviços de Tratamento de Água e Esgoto (Setae), responsável pela operação do sistema. “A população não aguenta mais conviver com esse mau cheiro. É inadmissível que uma empresa que presta serviço essencial trate a cidade dessa forma”, destacou Francy em vídeo publicado no Instagram.
Atualmente, o município de Nova Xavantina não possui uma agência de regulação e fiscalização responsável por acompanhar as atividades da concessionária de água e esgoto. Essa ausência de órgão regulador impede a aplicação de sanções e multas em caso de falhas na prestação do serviço, o que compromete o controle da qualidade do saneamento e fere os princípios do Marco Legal do Saneamento Básico (Lei nº 14.026/2020).
Diante desse cenário, especialistas apontam que a omissão em criar ou aderir a uma agência reguladora constitui falha administrativa grave e deve ser apurada pelo Ministério Público e pelo Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso (TCE-MT), uma vez que o município tem a obrigação legal de garantir mecanismos de controle e fiscalização sobre empresas concessionárias de serviços públicos.
Em contrapartida, municípios como Barra do Garças, Canarana, Confresa, Primavera do Leste, Paranatinga e Campo Verde, onde há atuação efetiva de agências de regulação e fiscalização, apresentam serviços de água e esgoto prestados com mais qualidade, transparência e regularidade. Nesses locais, a atuação regulatória garante que as empresas cumpram as metas de investimento, manutenção e atendimento à população, conforme determina a legislação federal.
Leia Mais
11/12/2025 11:04
Notícia AGIRF inaugura unidade em Diamantino e amplia presença regulatória no Mato Grosso
Nova base de atendimento reforça compromisso com a qualidade dos serviços públicos e aproxima atuação da agência da população.
11/12/2025 11:02
Projeto “Edificando com as Mãos” reforça impacto social e tem denúncia arquivada em Formosa
O Projeto “Edificando com as Mãos”, referência em transformação social por meio da reciclagem de bens inservíveis, segue ampliando resultados e beneficiando comunidades em diversos municípios goianos e mato-grossenses.
10/12/2025 13:53
Dupla morre em troca de tiros com o COD em Aragarças; carro levava cerca de 150 kg de drogas
Dois homens ainda não identificados morreram na manhã desta terça-feira (9), após um confronto com policiais do Comando de Operações de Divisas (COD) de Goiás, na BR-070, a aproximadamente 20 km de Aragarças (GO).
10/12/2025 13:43
Gestão do Terminal Rodoviário atende pedido da Prefeitura de Barra do Garças e instala câmeras de vigilância no local
Ambiente conta com 16 câmeras em Full HD e monitoramento 24 horas
10/12/2025 13:41
CNH renovada de graça: saiba o que é preciso para ser considerado como 'bom condutor'
Em entrevista ao g1, o ministro dos Transportes, Renan Filho (MDB), anunciou uma nova regra para a CNH: a renovação poderá ser automática e gratuita para quem for considerado um "bom condutor".