Notícias

Pivetta tem ligeira vantagem com 20%; Wellington na "cola", com 18%

Janaina Riva surge em terceiro lugar com 15%, enquanto Jayme Campos aparece em quarto, com 6,9
  • Categoria: Geral
  • Publicação: 24/11/2025 08:54
  • Autor: Do RD News

A 11 meses das eleições de 2026, o cenário político de Mato Grosso começa a ganhar contornos mais definidos. Pesquisa estimulada do Instituto Informa Pesquisa e Dados mostra o vice-governador Otaviano Pivetta (Republicanos) na dianteira, com 20,9% das intenções de voto, uma ligeira vantagem sobre o senador Wellington Fagundes (PL), que aparece com 18,4%, configurando empate técnico dentro da margem de erro.

Em plena pré-campanha, Pivetta - que deve assumir o comando do Estado no próximo ano — e Wellington polarizam a disputa até aqui. Em terceiro lugar surge a deputada estadual Janaina Riva (MDB), com 15%, nome que se destaca pela força regional, pela liderança no MDB e pela possibilidade, ainda que remota, de concorrer ao Palácio Paiaguás. Janaina é nora de Wellington, fato que adiciona nuances ao tabuleiro político.

Mais atrás, com 6,9%, aparece o senador Jayme Campos (União Brasil), que tenta consolidar sua pré-candidatura, enfrentando resistências internas no grupo liderado pelo governador Mauro Mendes, apontado como possível candidato ao Senado e defensor da candidatura de Pivetta ao Governo. O presidente da Assembleia Legislativa, Max Russi (PSB), figura com 3,4%, seguido pela médica Natasha Slhessarenko (PSD), com 2,2%, nome ainda em construção no cenário estadual. O ex-senador Cidinho dos Santos (PP) aparece com 0,7%.

Entre os entrevistados, 9,9% declararam intenção de votar branco ou nulo, enquanto 18,8% se dizem indecisos e 3,7% afirmam não saber ainda em quem votar.

A pesquisa, realizada de 29 de outubro a 12 de novembro, ouviu 1.967 pessoas em 112 cidades de cinco regiões de Mato Grosso, incluindo entrevistas em 107 bairros de Cuiabá. O levantamento digital tem margem de erro de 2 pontos percentuais e índice de confiança de 95%.

Informa Pesquisa, Governo MT, Pivetta

 

Cenário espontâneo

Na modalidade espontânea, quando os nomes dos candidatos não são apresentados, o governador Mauro Mendes, que está concluindo seu segundo mandato e não pode concorrer ao Executivo, lidera com 30,2% das citações. Em seguida aparecem Pivetta (13,6%) e Wellington (6,3%). O prefeito de Cuiabá, Abilio Brunini (PL), surge com 4%, enquanto Janaina registra 3,6%. Outros nomes lembrados incluem o deputado Lúdio Cabral (2%), Jayme Campos (1,7%) e até o ex-governador Blairo Maggi (1,3%), mesmo fora da vida pública.

Outros nove nomes foram citados, mas todos abaixo de 1%: partidos políticos, o ministro da Agricultura Carlos Fávaro (PSD), Natasha, o ex-prefeito de Sorriso Ari Lafin, o ex-prefeito de Água Boa Maurício Tonha, o deputado Thiago Silva, o secretário-chefe da Casa Civil Fábio Garcia, o ex-prefeito Emanuel Pinheiro, além de candidatos associados à esquerda. Brancos e nulos somam 6%, enquanto 24,2% dos entrevistados permanecem indecisos.

Rejeição

No quesito rejeição, o senador Jayme Campos lidera, com 32,5% dos entrevistados afirmando que não votariam nele de forma alguma. Na sequência aparece Janaina (22,5%), Wellington (17,4%), Cidinho (16,9%), Natasha (16,3%) e Pivetta (15,4%). O nome com menor rejeição é o de Max Russi, com 11,8%. Para 8,6%, qualquer um dos candidatos seria uma opção viável.